Dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu esse dia e criou a campanha Abril Azul para dar destaque a esse tema sobre o transtorno do espectro autista (TEA) que ainda é bastante desconhecido pela população.
Falar sobre esse assunto ajuda as pessoas entenderem que o autismo não é uma doença e que os sintomas variam de indivíduo a indivíduo.
É preciso entender mais sobre esse tema para poder incluir e ajudar.
Possivelmente um autista sente-se incomodado em ambientes muito barulhentos e movimentados.
Dessa forma um ambiente saudável e com muita vegetação contribui muito para o tratamento do autista, diminuindo a ansiedade e proporcionando relaxamento, tanto para eles quanto para seus cuidadores.
Estar envolto a natureza num jardim sensorial com cores, texturas, cheiros, sons de água, traz muitos benefícios a saúde e bem-estar de todos.
E se o autista tiver oportunidade de praticar uma atividade de jardinagem como mexer na terra, cuidar das plantas e regá-la ou até mesmo usufruir de um espaço de jardinagem, isso poderá contribuir no seu desenvolvimento e na sua interação com o mundo ao seu redor.
Uma das integrantes da equipe do Studio Magaldi Paisagismo, é mãe de uma criança com autismo e segundo seus relatos ela não tem dúvidas sobre os efeitos benéficos que as plantas trazem para a criança e para toda a sua família.