(Verde Cidade)
Pequenas intervenções com grandes efeitos é chamado de Acupuntura Urbana.
A Acupuntura Urbana combina o design urbano contemporâneo com a acupuntura tradicional chinesa, usando intervenções no espaço público em pequena escala para promover a requalificação urbana.
Esse conceito foi criado pelo Arquiteto Urbanista Jaime Lerner, reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em Curitiba (PR). Ele sempre defendeu “cidade para pessoas”, em que o planejamento urbano e a criação de espaços públicos qualificados, fossem um convite à convivência de todos.
Dessa forma, entende-se que priorizar as áreas verdes, proporcionando bem-estar em alguns pontos da cidade, contribuem para melhoria da qualidade de vida das pessoas nas cidades.
Áreas verdes com vasos, floreiras, plantas multicoloridas, pomares urbanos, aliados a valorização das áreas culturais tais como teatro, museus, áreas de exposições entre outras intervenções, faz com que seja transformado o contexto urbano em algo mais dinâmico e democrático.
“É necessário tratar a cidade como elemento vivo e repensar a cidade para que ela contribua para a felicidade das pessoas. As ruas das cidades grandes têm esse modelo “padrão” de que nos acostumamos, um local com trânsito, ruídos de buzinas, motores de veículos e pedestres acelerados. Porém isso pode mudar e o primeiro passo é olhar para a paisagem urbana. como agente transformador”, comenta a paisagista Ana Paula Magaldi, CEO do Studio Magaldi Paisagismo.
Tendo a consciência de que se pode viver bem na cidade, as pessoas começam um movimento de querer cuidar e de se apropriar dos espaços públicos, pleiteando pequenos espaços verdes que favoreçam o convivo social entre os vizinhos, lazer e encontros com os amigos.
Dessa forma o paisagismo urbano, precisa fazer parte do planejamento das cidades, dos bairros e das comunidades.
Afinal, ambientes com belas paisagens, gera dignidade, pertencimento e engaja as pessoas num processo contínuo de desenvolvimento pessoal e como sociedade.
No Studio Magaldi Paisagismo, essa semente é plantada em cada projeto paisagístico e nas intervenções externas o objetivo é alcançar o maior número de pessoas, de forma que exista uma rápida reconexão entre a essência humana e sua relação com a natureza.
Viva bem na cidade: https://www.paulamagaldi.com.br/contato.php