Paisagismo: tendências para 2021
A perspectiva de retomada das atividades presenciais está estimulando o investimento corporativo nas áreas verdes, assim como as residências têm ampliado a presença interna e externa das vegetações, segundo o Studio Magaldi Paisagismo, referência na área no Brasil.
A fundadora da empresa, a premiada paisagista Ana Paula Magaldi, apresenta as principais tendências no segmento para esse ano, já presentes em seus projetos corporativos e residenciais.
Manchas e formatos sinuosos
“Neste ano, as manchas e os formatos sinuosos ganham força total nos projetos de paisagismo, com formatos orgânicos para grandes áreas verdes horizontais e verticais, replicando o design da natureza”, conta Ana Paula Magaldi.
Pante para consumir
As áreas verdes, internas e externas, estão cada vez mais presentes nas corporações e residências. E uma das tendências para esse ano é o crescimento das hortas e o fortalecimento da cultura de plantar para consumir. Além de trazer bem-estar, o cultivo da horta estimula uma alimentação mais saudável, orgânica, o que é outra tendência em alta para 2021.
Vegetações nativas
A diversidade da flora brasileira estará cada vez mais presente nas áreas verdes em 2021. Espécies nativas estão em projetos para áreas externas e também para ambientes internos, em empresas, residências e até nos espaços de home office.
“Aqui no Studio Magaldi, começamos o ano com o plantio de ipês na vizinhança da Vila Leopoldina, por exemplo, simbolizando o compartilhamento do nosso trabalho com as pessoas da região”, comenta Ana Paula, que escolheu a árvore nativa da Mata Atlântica e aprovada pela Prefeitura de São Paulo, na cor amarelo, que remete ao trabalho.
Colunas revestidas
Outra forte tendência são as colunas verdes, revestidas por vegetação, muito solicitadas para ambientes internos. “Como em todos os casos, o projeto e a execução ficam lindos, e valorizam demais o espaço”, ressalta a paisagista.